É com imensa alegria que assumo a titularidade do 2 ° Tabelionato de Notas de São Borja, retorno à querência querida que me alimentou, proporcionando fibra e escola, solo em que casei, constituí família e grandes amigos. Trabalho na atividade notarial há mais de 25 anos, uma jornada teórica e prática, com especialização notarial e registral exercida sempre no caminho da prudência, da legalidade e da eficiência.
Nossa atividade exerce enorme abrangência jurídica na vida das pessoas e da comunidade. Exercemos um serviço público essencial, em caráter privado.
Todos da comunidade, de alguma forma ou de outra já se utilizaram dos serviços notariais, dentre os mais conhecidos estão a autenticação de documentos, reconhecimento de firma, emancipação dos pais aos filhos, pactos antenupciais, procurações, testamentos, compra e vendas, doações, planejamentos sucessórios, cessões de direitos de meação e hereditários, atas notariais, inventários e partilhas, divórcios e separações com ou sem partilha, as declaratórias de uniões estáveis e pactos patrimoniais, dissolução dessas uniões estáveis; contratos em gerais, usucapiões extrajudiciais, extinções de condomínios, localizações de áreas rurais e urbanas pelo gleba legal e mais recentemente a adjudicação compulsória instrumentalizada por ata notarial.
Atualmente os notários brasileiros passam por um enorme desafio que é desafogar o judiciário de forma segura e célere, produzindo documentos eficazes, dentre tantos atos e negócios jurídicos que a legislação se propõe.
Considero como elemento fundante da nossa atividade, a possibilidade das pessoas resolverem de boa-fé os seus problemas sem a intervenção direta do Estado, que a partir de um consenso racional possam compor amigavelmente seus problemas e soluções de ordem material, possam diminuir custos, possam ter a almejada paz social!
Roberto Carlos Parcianello
Tabelião